Ocasionalmente têm sido detectados casos de dengue em Portugal, em pessoas que foram infectadas no estrangeiro. Provavelmente haverá casos que não chegaram a ser identificados como tal. Até recentemente havia notícias da presença do mosquito Aedes Aegypti em Portugal, na ilha da Madeira, mas não portadores do vírus.   Porém, a 3 de Outubro de 2012, foram notificados os primeiros casos de infecção por dengue em território nacional, na ilha da Madeira.

Na página da Direcção Geral de Saúde há informação actualizada sobre estes casos:
http://www.dgs.pt

Na página do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais do Governo da Madeira há mais informação:
http://iasaude.sras.gov-madeira.pt/

O seguinte mapa, da OMS, identifica os países em que surgiram epidemias de dengue entre 1975 e 1996. Embora o nosso país não tenha presentemente boas condições de temperatura para a reprodução do mosquito, há talvez que manter uma certa atenção, até pela possibilidade de haver alterações climáticas que alterem esse quadro.

mapa_dengue2

Este outro mapa, identifica as zonas com risco potencial de aparecimento da dengue, onde está também Portugal.

mapa_dengue3

O facto de se viajar hoje muito mais que antigamente deve também ser motivo de preocupação em matéria de cuidados de saúde, mantendo os médicos alerta para a possibilidade das pessoas virem infectadas e os sintomas não serem devidamente valorizados.

Projecto Dengue

imm_75

ufrj

Financiado por: